Melhor horário para treinar e maximizar os teus resultados!

Encontrar o melhor horário para treinar pode fazer toda a diferença na tua jornada de condicionamento físico. A pensar nisso, o Awake apresenta quais os benefícios de cada horário e como cada um pode impactar nos teus resultados.

No final, consulta ainda algumas dicas para escolher o teu horário de treino ideal e atingires o teu máximo potencial, ajustando os exercícios à tua rotina.

  1. Manhã: energiza-te para o dia
  2. Tarde: quebra a rotina
  3. Noite: abranda e relaxa
  4. Fins de semana: flexibilidade e descanso
  5. Como encontrar o teu horário ideal?

Manhã: energiza-te para o dia

Melhor horário para treinar: manhã

Sabias que treinar de manhã é uma excelente maneira de começares o dia com energia e disposição?

Ao exercitares-te logo no início do dia, aumentas o teu metabolismo e preparas o teu corpo para as tuas restantes atividades. Além disso, o treino matutino pode ajudar a melhorar o teu humor e foco, proporcionando um impulso mental que durará ao longo de todo o teu dia.

Caso tenhas como objetivo perder peso, ao escolheres exercitar-te pela manhã encontrarás o melhor horário para treinar, especialmente das 7h às 9h, conforme define a Organização Mundial da Saúde (OMS) através de pesquisas realizadas nos EUA! Isto porque, treinar logo de manhã está associado a valores de IMC e perímetro abdominal mais baixos

Tarde: quebra a rotina

Treinar à tarde pode ser uma ótima maneira de quebrar a monotonia do dia e recarregar as tuas energias!

Depois de um longo período de trabalho ou estudo, exercitares-te pode ajudar a aliviar o stress acumulado e melhorar o teu humor.

Além disso, pode ser uma forma eficaz de evitar o sono da tarde e manter os teus níveis de energia elevados até à noite. Caso busques maior produtividade, experimenta fazer uma pausa para o exercício durante à tarde e observa como isso pode impactar positivamente na tua rotina

Noite: abranda e relaxa

Embora treinar à noite possa não ser a escolha ideal para todos, pode ser o momento perfeito para desacelerar e relaxar após um dia agitado.

Exercitar-te no período noturno pode ajudar a libertar a tensão acumulada nos músculos e aliviar o stress do dia. Além disso, pode ajudar-te a dormir melhor, pois promove o relaxamento e a regulação do sono.

Se tens dificuldade em relaxar à noite, experimenta incorporar um treino leve ou uma sessão de yoga na tua rotina noturna e aproveita os benefícios para o corpo e a mente.

Finais de semana: flexibilidade e descanso

Os fins de semana oferecem-te uma oportunidade única para adaptares a tua rotina de treino e aproveitares a flexibilidade que esse período proporciona

Podes optar por fazer treinos mais longos e intensos, experimentar novas atividades ou simplesmente relaxar e dar ao teu corpo o descanso que ele merece, em aulas de Yoga, Pilates e Alongamento. Inclusive, podes consultar aqui os horários das nossas aulas em Leça da Palmeira e em Lavra.

Por isso, é um ótimo momento para explorares diferentes tipos de exercícios, e lembra-te de equilibrar o tempo dedicado ao exercício com momentos de descanso e recuperação para manteres o teu corpo forte, saudável e resiliente para uma nova semana.

Como encontrar o teu horário ideal?

Encontrar o melhor horário para treinar é uma questão pessoal que pode ter um impacto significativo nos teus resultados de condicionamento físico e bem-estar geral.

Aqui estão algumas dicas para te ajudar a descobrir a hora ideal:

  1. Considera a tua energia e disposição: presta atenção aos momentos do dia em que te sentes mais enérgico e motivado. Por exemplo, se és uma pessoa matinal, treinar logo cedo pode ser ideal, mas se a tua energia aumenta ao longo do dia, opta por treinar à tarde ou à noite.
  2. Avalia a tua agenda: escolhe um horário que se encaixe melhor na tua rotina diária. Considera os teus compromissos de trabalho, estudos e outras atividades para encontrar um momento em que te possas dedicar ao treino sem pressa.
  3. Experimenta diferentes horários: não tenhas medo de experimentar. Por isso, testa diferentes horários ao longo de algumas semanas e observa como o teu corpo responde. Podes surpreender-te ao descobrir que te adaptas melhor a um horário inesperado.
  4. Leva em conta os teus objetivos: se estás a treinar para um evento específico ou a tentar alcançar determinados objetivos de condicionamento físico, leva isso em consideração ao escolheres o teu horário de treino. Por exemplo, se o teu objetivo é ganhar massa muscular, um treino pela manhã pode ser mais eficaz para otimizar a síntese de proteínas.
  5. Prioriza a consistência: independentemente do horário que escolheres, a consistência é a chave para obter resultados. Escolhe um horário que seja viável a longo prazo e faz do treino uma parte regular da tua rotina diária.

Pronto para elevar o teu treino a um novo patamar? Começa já a treinar no Awake no teu melhor horário:

Gostaste do conteúdo?

Confere mais dicas seguindo as nossas redes sociais:

Desperta a tua melhor versão,

selecione a unidade mais próxima de sí